Os ABBA formaram-se em 1972, em Estocolmo, por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (Frida), e tornaram-se o grupo sueco de maior sucesso mundial, dominando as tabelas por todo o globo.
Ao longo da sua carreira de 11 anos venderam cerca de 400 milhões de discos. Desde 1983, ano em que a banda ficou inactiva, os ABBA continuam a vender mais de 3 milhões de discos por ano.
Em 2014, celebra-se o 40º aniversário da vitória dos ABBA, no Festival Eurovisão da Canção, em Brighton, em Inglaterra. Participaram com «Waterloo», que se viria a tornar o mais destacado vencedor de todos os tempos, naquela competição europeia, despoletando o sucesso internacional do grupo. Pouco depois da vitória, a 6 de Abril de 1974, «Waterloo» liderava as tabelas de singles de toda a Europa, atingindo o Top 10 nos Estados Unidos e Austrália.
Apesar de Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid «Frida» Lyngstad terem editado discos, enquanto grupo, anteriormente, a designação ABBA começou, apenas, a ser usada com «Waterloo». Os quatro elementos acabaram por seguir caminhos distintos em 1982 mas, hoje, o interesse na sua música mantém-se, talvez mais forte que nunca. Em todo o mundo, os ABBA venderam mais de 380 milhões de discos, com a sua compilação, «Gold», a ultrapassar os 29 milhões de exemplares vendidos. O espectáculo musical «Mamma Mia!», baseado nas canções dos ABBA, é um sucesso estrondoso, tendo sido visto por mais 54 milhões de espectadores.